Pesquisa avançada
O Portal da Língua Portuguesa é um repositório organizado de recursos linguísticos. Pretende ser orientado tanto para o público em geral como para a comunidade científica, servindo de apoio a quem trabalha com a língua portuguesa e a todos os que têm interesse ou dúvidas sobre o seu funcionamento. Todo o conteúdo do Portal é de livre acesso e está em constante desenvolvimento.  ler mais

Dicionário de nomes de qualidade

Este dicionário fornece uma lista alfabética dos nomes de qualidade deadjetivais da língua portuguesa. Os nomes de qualidade deadjetivais são palavras que denominam as propriedades ou qualidades das entidades do mundo e que em simultâneo são relacionadas com um dado adjetivo e dele derivam. Por exemplo, o nome de qualidade deadjetival gravidade tem o sentido de "qualidade de grave". É possível que para o mesmo adjetivo existam vários nomes de qualidade, como no caso de acre, que tem a si associados os nomes de qualidade acridez, acridão e acritude. Embora existam diferenças entre estas formas, todas elas podem ter o sentido de "qualidade de amargo". A ordem por que as formas são apresentadas neste dicionário não implica que umas sejam mais corretas ou mais usadas que outras.

Os nomes de qualidade deadjetival listados neste dicionário são os registados na base de dados do Vocabulário Ortográfico do Português. Quando um adjetivo não se encontra nesta lista, isso não significa que esse adjetivo não possa ser nominalizado, mas apenas que nenhum nome de qualidade deadjetival derivado dele está registado nas fontes por nós utilizadas.

Consultar

Pesquisa neste dicionário:
ILTEC