Pesquisa avançada
O Portal da Língua Portuguesa é um repositório organizado de recursos linguísticos. Pretende ser orientado tanto para o público em geral como para a comunidade científica, servindo de apoio a quem trabalha com a língua portuguesa e a todos os que têm interesse ou dúvidas sobre o seu funcionamento. Todo o conteúdo do Portal é de livre acesso e está em constante desenvolvimento.  ler mais

Dicionário Fonético

Este recurso, ainda em versão de teste, apresenta a transcrição fonética indicativa para cerca de 70 000 palavras do VOP - Vocabulário Ortográfico do Português em diferentes variedades. Resulta do projeto LUPo - Léxico Unisyn do Português, no âmbito do qual foram desenvolvidas tecnologias que permitiram a geração automática da transcrição fonética de diferentes variedades do português, faladas em África, na Ásia, na Europa e na América do Sul. Essas transcrições foram depois revistas e são aqui disponibilizadas, com o objetivo de criar o primeiro recurso digital do tipo para os falantes e estudantes de português, apoiar a pesquisa sobre a língua portuguesa e contribuir para a redução do fosso digital que ainda existe entre os membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Na caixa à direita pode pesquisar por uma palavra que queira ver transcrita e encontrar ligações para: (i) Apresentação, onde é feita uma síntese para o público em geral sobre como o projeto foi desenvolvido; (ii) Lista Alfabética, onde estão as palavras transcritas foneticamente na variedade que selecionada; (iii) Pesquisa Avançada, que permite fazer pesquisas por palavra ou pela forma fonética; (iv) Mudar de variedade, onde o utilizador pode, de um conjunto de dialetos, selecionar aquele que mais lhe interessa, (v) RADbank, uma base de dados de gravações disponível em linha, gratuita e pesquisável, que permite aceder aos ficheiros áudio, a tabelas com informação sobre os informantes e aos dados de transcrição fonética; (vi) a Apresentação Detalhada, onde é explicado com maior detalhe o LUPo; e, por fim, (vii) a Ficha técnica onde estão referidos todos os envolvidos neste projeto.


Se usar os dados deste trabalho ou quiser referi-lo, por favor cite: Ashby, S. et al. (2012). A Rule Based Pronunciation Generator and Regional Accent Databank for Portuguese. Proceedings of Interspeech 2012.

ILTEC