Pesquisa avançada
O Portal da Língua Portuguesa é um repositório organizado de recursos linguísticos. Pretende ser orientado tanto para o público em geral como para a comunidade científica, servindo de apoio a quem trabalha com a língua portuguesa e a todos os que têm interesse ou dúvidas sobre o seu funcionamento. Todo o conteúdo do Portal é de livre acesso e está em constante desenvolvimento.  ler mais

Vocabulário de Mudança



O Vocabulário de Mudança pretende facilitar a adaptação às alterações introduzidas pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, de 1990 (AO). Embora as palavras cuja grafia muda com o AO sejam uma pequena minoria, o número de regras que são alteradas é significativo e nem sempre é imediatamente claro quais as palavras que são afetadas e como passarão a ser escritas. O Vocabulário de Mudança contém todas as palavras do Vocabulário Ortográfico do Português (VOP) cuja forma é alterada pelo AO, indicando, para cada uma delas, quer a grafia anterior, quer a grafia nova. Além disso, são incluídas neste recurso as palavras cuja grafia não muda, mas cujas variantes obedecem a regras do AO que permitem a manutenção de variação nas formas usadas em diferentes países.

Antes deste Acordo, a grafia seguida no Brasil e nos restantes países de língua oficial portuguesa era diferente. Por isso, o Vocabulário de Mudança apresenta três versões diferentes, consoante a grafia das palavras mude:

O AO descreve as novas regras ortográficas, mas não identifica as regras que mudam e as que se mantêm inalteradas. Para tornar mais fácil a perceção das mudanças, apresentamos uma página que lista as regras de escrita que são alteradas, descrevendo-as de forma simples e ilustrando-as com exemplos.

As palavras da base de dados do VOP presentes na terceira lista indicada acima são cerca de 3,15% do total. Destas, 1,8% apresentam modificações na grafia; as restantes são variantes já existentes anteriormente que com o AO passam a ser tomadas como válidas se tomarmos como referência todos os países da CPLP em conjunto. O AO muda a forma de um número maior de palavras escritas segundo a grafia de 1945 do que segundo a grafia de 1943: no Brasil muda a forma de 1,01% das palavras, enquanto que nos restantes países mudam 1,56% das palavras da nossa base de dados. Estes dados dizem respeito aos lemas (i.e., às formas de citação) do VOP, não equivalendo, por isso, ao número de mudanças nas formas flexionadas da nossa base de dados ou em textos.

ILTEC