Conversor Ortográfico

voltar ao índice

Apresentação

O Conversor é uma ferramenta que facilita a adaptação ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que brevemente entrará em vigor, convertendo as palavras escritas de acordo com a ortografia antiga para a sua nova forma. Neste momento, apenas está preparado para textos escritos em português europeu, mas brevemente será adaptado para textos escritos segundo a ortografia antiga do português do Brasil.

Depois de efetuar a conversão, a ferramenta mostra a totalidade do texto introduzido com as palavras alteradas pelo Acordo Ortográfico já convertidas e destacadas com uma cor:


Para usar o texto convertido, basta selecionar a totalidade do texto, copiar e colar de novo no documento pretendido. Esta ferramenta não lida com problemas de codificação de caracteres (ex.: Unicode). O conversor não assinala erros ortográficos e apenas altera as palavras que constam da nossa base de dados.

As regras de conversão e os critérios seguidos são os descritos no Vocabulário de Mudança e no livro Ortografia em Mudança: Vocabulário, Editorial Caminho, 2008.