Pesquisa avançada
O Portal da Língua Portuguesa é um repositório organizado de recursos linguísticos. Pretende ser orientado tanto para o público em geral como para a comunidade científica, servindo de apoio a quem trabalha com a língua portuguesa e a todos os que têm interesse ou dúvidas sobre o seu funcionamento. Todo o conteúdo do Portal é de livre acesso e está em constante desenvolvimento.  ler mais

Dicionário de nomes deverbais

Este dicionário fornece uma lista alfabética dos nomes deverbais da língua portuguesa. Os nomes deverbais são as palavras que exprimem a ação relacionada com um dado verbo e que derivam dele. Por exemplo, o nome deverbal filmagem significa a ação de filmar. É possível que para o mesmo verbo existam vários nomes deverbais, como no caso de abalar, que tem como associados os nomes deverbais abalamento, abaladura, abaladela, abalada e abalo. Embora existam diferenças entre estas formas, todas elas podem ter o sentido de ação de abalar. A ordem por que as formas são apresentadas neste dicionário não implica que umas sejam mais corretas ou mais usadas que outras.

Os nomes deverbais listados neste dicionário são os registados na base de dados do Vocabulário. Quando um dado verbo falta nesta lista, isso não significa que esse verbo não possa ser nominalizado, mas apenas que nenhum nome deverbal derivado dele está registado nas fontes por nós utilizadas.

Consultar

Pesquisa neste dicionário:
ILTEC