Pesquisa avançada
O Portal da Língua Portuguesa é um repositório organizado de recursos linguísticos. Pretende ser orientado tanto para o público em geral como para a comunidade científica, servindo de apoio a quem trabalha com a língua portuguesa e a todos os que têm interesse ou dúvidas sobre o seu funcionamento. Todo o conteúdo do Portal é de livre acesso e está em constante desenvolvimento.  ler mais

O que está na MorDebe?

A MorDebe é uma base de dados que contém palavras do português, apresentando mais de 135 000 lemas e cerca de 1,5 milhões de formas flexionadas. A MorDebe fornece informação sobre as características formais do léxico do português como a ortografia, a flexão e as relações morfológicas entre palavras. A informação sobre a semântica e a etimologia não é registada.

Na sua maioria, as palavras que constituem a MorDebe pertencem ao português europeu. No entanto, a base de dados também apresenta palavras de outras variedades do português: do Brasil, de Moçambique, de Angola, da Guiné-Bissau, de Cabo Verde, de São Tomé e Príncipe, de Macau e de Timor-Leste.

Sempre que uma palavra pertence a uma variedade que não seja o português europeu (PE), é etiquetada de acordo com a sua proveniência. Como o português do Brasil (PB) e as outras variedades do português, entre elas o PE, têm regras ortográficas diferentes, sempre que uma palavra de PB é apresentada, é indicada a sua forma equivalente em PE.

O que pode consultar na MorDebe?

Um dos principais objetivos da MorDebe é proporcionar ao utilizador um acesso rápido e fácil às palavras da língua. As dúvidas relacionadas com as palavras podem ser as mais variadas: como se escreve uma determinada palavra? Escreve-se com ou sem acento, com ou sem hífen? Como se conjuga um determinado verbo? Será que uma determinada palavra existe?

Ao consultar a MorDebe, é possível obter informação de caráter ortográfico, flexional, derivacional e sintático. É também possível encontrar registadas algumas relações entre palavras, como as variantes ortográficas, as formas do superlativo absoluto sintético dos adjetivos ou a base adjetival dos advérbios.

Como pesquisar palavras na MorDebe?

Na página inicial do Portal da Língua Portuguesa, no canto superior direito, encontra-se uma caixa de pesquisa em que é possível aceder a cada entrada lexical através da digitação da sua forma. Esta ferramenta permite pesquisar pelo início, pelo fim ou por uma parte da palavra.

Como é atualizada a MorDebe?

A MorDebe apenas fornece informação atestada nas nossas fontes de consulta, nomeadamente dicionários de referência e 'corpora' da língua portuguesa. Para que uma palavra figure na MorDebe é necessário que esteja atestada em, pelo menos, uma destas fontes.

O processo de introdução de palavras na MorDebe é gradual, o que significa que nem todas as palavras atestadas nas fontes de referência se encontram neste momento introduzidas na base de dados. Algumas dessas palavras são recenseadas no processo de deteção de neologismos, desenvolvido pelo Observatório de Neologia do Português. Cada palavra inserida na MorDebe é alvo de controlo lexicográfico pela equipa do Portal da Língua Portuguesa. A inserção de novas palavras e o aperfeiçoamento do registo das já inseridas na MorDebe são atividades contínuas desenvolvidas pela equipa do Portal.

Os nossos utilizadores podem sugerir correções ou adições seguindo esta ligação.

ILTEC