Pesquisa avançada
O Portal da Língua Portuguesa é um repositório organizado de recursos linguísticos. Pretende ser orientado tanto para o público em geral como para a comunidade científica, servindo de apoio a quem trabalha com a língua portuguesa e a todos os que têm interesse ou dúvidas sobre o seu funcionamento. Todo o conteúdo do Portal é de livre acesso e está em constante desenvolvimento.  ler mais

Dicionário de Termos Linguísticos

voltar ao índice

Apresentação detalhada

Este dicionário apresenta definicões dos termos mais importantes da área da Linguística. É a versão em linha, adaptada, do Dicionário de Termos Linguísticos, publicado em 1990 e 1992 pelas Edições Cosmos.

Os termos estão organizados por subdomínios e podem ser consultados tanto por área como por pesquisa directa do termo. A pesquisa pode ser feita em português, inglês e francês, sendo o resultado apresentado sempre em português. O sistema aceita pesquisas por fragmentos de palavras. Clicando no nome de um subdomínio, o sistema lista todos os termos desse subdomínio por ordem alfabética.

O texto apresentado nesta edição em linha reproduz na íntegra o conteúdo dos dois volumes do Dicionário de Termos Linguísticos (Xavier & Mateus 1990; 1992). Os termos que correspondem a entradas da edição impressa, que constituem a vasta maioria dos termos desta edição em linha, surgem identificados no lado direito do campo da definição com indicação do volume a que pertencem originalmente.

Origem do dicionário

O dicionário surgiu por iniciativa da direcção da Associação Portuguesa de Linguística (APL), que, na década de 80, avançou com o projecto de elaboração de um Glossário de Termos Linguísticos. As primeiras listagens, apresentadas em 1986, incluíam os termos utilizados pelos linguistas portugueses nas várias áreas de especialidade, acompanhados na sua quase totalidade por equivalentes de outras línguas.

Perante a necessidade de completar a recolha iniciada e de criar definições para os termos listados, a APL apresentou, em 1987, no âmbito do Programa Mobilizador de Ciência e Tecnologia, aberto pela Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica (actual Fundação para a Ciência e Tecnologia), o projecto de continuação e alargamento da terminologia linguística. A aceitação deste projecto por parte da Junta permitiu a realização do Dicionário de Termos Linguísticos, cujos dois volumes foram dados à estampa em 1990 e 1992.

A presente edição

A edição que aqui pomos à disposição dos nossos utilizadores justifica-se por várias razões. Por um lado, a edição impressa encontra-se esgotada há largos anos, não estando prevista uma reedição. Outro aspecto prende-se com o facto de as ciências, e a Linguística em particular, terem sofrido nos últimos anos um grande desenvolvimento, com a consequente expansão e actualização do léxico de especialidade. À data da edição impressa alguns subdomínios que hoje ocupam um papel central na ciência, como a Linguística Computacional, eram demasiado recentes ou estavam pouco desenvolvidos para terem uma terminologia de uso corrente em português.

 

Referência original

Xavier, M. F. e Mateus, M. H. (orgs.) 1990. Dicionário de Termos Linguísticos, Volume I. Lisboa: Edições Cosmos.
Xavier, M. F. e Mateus, M. H. (orgs.) 1992. Dicionário de Termos Linguísticos, Volume II. Lisboa: Edições Cosmos.

ILTEC